A Sony não tem nada a oferecer para a parte superior, e por isso voltei para a Nikon.
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A Sony não tem nada a oferecer para a parte superior, e por isso voltei para a Nikon.
Por Dan M Lee

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Mai2024
No último dia 20 de abril, Dan M Lee compartilhou um reportagem interessante na revista online Digital Camera World, onde ele dá seu ponto de vista de forma bastante categórica. Se você está nessa encruzilhada entre Sony ou Nikon, isso pode te dar a chave para decidir, mudar ou voltar.

Fotógrafo profissional de viagens e aventuras, educador e autor.

Dan M Lee é um fotógrafo profissional de viagens e aventuras que compartilhou seu conhecimento com centenas de pessoas através de seu treinamento presencial em fotografia da natureza e com milhares mais através de seus escritos. Isso inclui um livro, Criando Fotografia: A Qualidade Profissional, mas a maneira de participar é se juntar a ele em uma expedição através do site www.kodiakphotoworkshop.com.

Dan tem uma ampla gama de interesses fotográficos - e entusiasmo pela tecnologia - que ele pode rastrear até seu primeiro emprego, quando ainda estava na escola, em uma loja de fotografia na Inglaterra. Desde então, ele atravessou o Atlântico até Nova York, onde realiza trabalhos encomendados por inúmeras editoras.
Dan M Lee Dan M Lee
Seus inúmeros viajes o levaram a estar fora de casa mais da metade do ano, o que também o levou a se interessar por sistemas de segurança inteligentes. Ele também é um participante frequente nos programas Not The Gear e El Fotógrafo Gruñón podcasts. Dan compartilhou o seguinte em sua nota:

Comecei com a Nikon e atualmente fotografo com Nikon. Entre esses períodos, fotografei com uma Sony. Tive o super A-Mount A99 / A99II (que não tinha atualizações de firmware) e uma A7R II, A9, A7 II câmeras mirrorless. Até trabalhei para a Sony por um curto período também, então não quero ouvir que estou tendencioso de uma forma ou de outra.

No entanto, nunca me interessei pelas câmeras mirrorless da Sony por várias razões. As câmeras pareciam muito pequenas e delicadas para mim, eu odiava o layout dos botões e a maneira como a Sony decidiu que a incrível tela da A99/A99II não era necessária para as câmeras da linha E-mount, algo que para mim foi uma vergonha de proporções épicas. As câmeras com montagem A funcionavam em QUALQUER posição e até mesmo se dobravam sobre si mesmas; o estado padrão de descanso das minhas montagens A. Infelizmente, a montagem A desapareceu e eu ainda não concordo com isso.
 
Mudando de assunto, há outra característica que continua ausente nas câmeras mirrorless da Sony e que me deixou tão irritado que acabei devolvendo todas na loja B&H em Nova York em troca de dois botões de camisa e um bloco de notas Post-it da 3M. (Ok, talvez um pouco mais).

A qual característica estou me referindo?

Em quase todas as câmeras desde a introdução do relógio digital, tem sido muito fácil ver quais configurações estão ativas na sua câmera graças à inclusão de uma tela LCD na parte superior. Eu podia ver a abertura, o ISO, o modo de disparo, os quadros restantes no meu cartão de memória, etc., etc., e... Adivinha só: até mesmo no escuro! De fato, algumas marcas até iluminam sua tela LCD para que você possa ver no escuro... Uau, alta tecnologia. Tão alta tecnologia que está presente nas câmeras desde a Pentax Super-A de 1983.
 
 
Por que estou reclamando dessa característica afinal? Quero dizer, eu poderia simplesmente olhar para os mostradores ou girar a tela colorida e ver que o uso do seu flexo é muito limitado?, mmm... talvez... mas há tantos dados faltando na parte superior de uma câmera Sony em comparação com quase todas as outras marcas disponíveis hoje em dia, para fotografar com a câmera baixa em um tripé que eu tenho que apertar os olhos e tentar ver o que está acontecendo na parte traseira do LCD quando a parte superior seria suficiente e representaria muito menos consumo de energia usar uma tela LCD na parte superior, sem dúvida.

Os mostradores também têm um limite. Para trabalhar com HDR pós-produção, por exemplo, eu precisava ir além dos +/- 3 EV da roda situada na parte superior de uma Sony. Novamente, quase todas as câmeras desde a invenção da fatia de pão têm a capacidade de pressionar um botão e girar uma roda até +/- 5 EV. Sim, eu sei que você está dizendo que isso é pouco, mas quando essas características são usadas regularmente, isso se torna um verdadeiro incômodo.

Por todas as mudanças que a Sony introduziu em suas câmeras entre as gerações da montagem E profissional - elas ficaram maiores, os menus foram melhorados, a qualidade da imagem é excelente, as lentes são magníficas, o firmware foi atualizado, o rastreamento de AF, para citar alguns -, devemos celebrar. As melhorias são ótimas. A Sony já adicionou um botão iluminado na parte traseira das câmeras, ou fez uma tela traseira tipo A99II? Talvez, mas isso não me importa agora - eles já me perderam.
 
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